Cidadania Digital


      
                                                                   Cidadania Digital


 Cidadania Digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É um direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor, cabe aos professores e líderes de tecnologia conscientizar e preparar os usuários a utilizar as tecnologias de maneira segura.

Vamos abordar alguns dos aspectos da cidadania digital:

 Literacia Digital: O processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia. Um foco renovado deve ser feito sobre que tecnologias devem ser ensinadas, bem como sobre como devem ser usadas. Acresce que, trabalhadores em muitas e diferentes ocupações necessitam de informação imediata . A Cidadania Digital envolve educar as pessoas de uma nova maneira, estes indivíduos precisam de grau elevado de competências no domínio da literacia da informação.


 Segurança Digital: Precauções electrónicas para garantir a segurança. Em qualquer sociedade há utilizadores que roubam ou perturbam outros utilizadores. Confiar nos outros membros da comunidade nem sempre é suficiente para a nossa própria segurança. Precisamos de ter protecção contra vírus, cópias de segurança dos nossos dados e mecanismos de controlo de surtos nos nossos equipamentos. Como cidadãos responsáveis, devemos proteger a nossa informação de forças exteriores que podem causar                                                        perturbações ou danos.

  Direitos e Responsabilidade Digital: Há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Com estes direitos também vêm responsabilidades. Os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada.

 Etiqueta Digital: Reconhecemos comportamentos inadequados quando os vemos, mas antes das pessoas começarem a usar a tecnologia não aprendem etiqueta digital (isto é, normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital). Criaram-se regras e regulamentos de forma a parar o seu uso inadequado.

 Lei Digital: A lei Digital trata da ética da tecnologia na sociedade. O uso não-ético manifesta-se sob a forma de crime. Os utilizadores precisam de compreender que roubar ou causar danos ao trabalho, identidade ou propriedade online é crime. Aceder ou usar ilegalmente informação de terceiros, transferir ilegalmente músicas, plagiar, criar worms, vírus ou Cavalos de Tróia, enviar spam é crime e deve ser punido.

 Acesso Digital: Os utilizadores da tecnologia precisam estar conscientes e apoiar o acesso electrónico para todos criando os fundamentos para a Cidadania Digital. A exclusão digital de qualquer tipo não aumenta o crescimento dos utilizadores numa sociedade electrónica. Todas as pessoas, sejam elas quem forem, devem ter um acesso equitativo à tecnologia.

 Comunicação Digital: A troca electrónica de informação.
Uma das mudanças significativas da revolução digital é a capacidade de uma pessoa comunicar com outras pessoas. As pessoas são capazes de se manter em comunicação constante com qualquer outra pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora.



 Comércio Digital: Compra e venda electrónica de bens.
Os utilizadores da tecnologia precisam compreender que uma grande parte da economia de mercado está a ser feita electronicamente. Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.


 Saúde e Bem-Estar Digital: A segurança da visão, lesões por esforço repetitivo e boas práticas ergonómicas são questões que precisam de ser abordadas num novo mundo tecnológico. Para além dos problemas físicos, prevalentes, tais como a dependência da Internet. Os utilizadores precisam ser ensinados que há perigos inerentes à tecnologia. A Cidadania Digital inclui uma cultura onde os utilizadores são ensinados a proteger-se a si próprios através da educação e da formação.





Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania_digital

José 
Rafael

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