UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MULTIMÉDIA - Imagem



Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do
olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard,
utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.

Pixel - (sendo o plural pixels ou píxeis)  é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.















Resolução de imagem - descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.

Mesma ilustração em diversas resoluções


Profundidade de cor, ou color depth - é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.





Tamanho do ficheiro - Em determinadas circunstâncias, podemos ter necessidade de reduzir o tamanho de um ficheiro de imagem, quer seja para a sua transmissão (via e-mail, por exemplo) ou armazenamento. As duas principais formas de conseguirmos isto é através da compressão (mantendo o tamanho) ou da redução do tamanho da imagem – ou ambos em simultâneo.


                                              Modelos de Cor

RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.



CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo(Yellow) e Preto (Black (Key)).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.




HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSVtambém é conhecido como HSB (huesaturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
  • Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
  • Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
  • Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.



YUV é um sistema de codificação de cores normalmente usado como parte de um pipeline de imagens coloridas . Ele codifica uma imagem colorida ou vídeo levando em consideração a percepção humana , permitindo largurade banda reduzida para componentes de crominância , permitindo tipicamente que erros de transmissão ou artefatos de compressão sejam mais eficientemente mascarados pela percepção humana do que usando uma representação RGB "direta". Outras codificações de cores têm propriedades semelhantes, e a principal razão para implementar ou investigar as propriedades do Y′UV seria a interface com a televisão analógica ou digital ou com o equipamento fotográfico que esteja em conformidade com certos padrões Y′UV.






 Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_cor
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/reduzir-e-comprimir-imagens
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_imagem
https://www.google.pt/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-6OLnstFA9M0/TWAdW
https://www.google.pt/search?q=pixel&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved
https://goo.gl/images/rPPcY1
https://pt.wikipedia.org/wiki/RGB
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
https://en.wikipedia.org/wiki/YUV

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